domingo, 8 de julho de 2012

Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa Alternativa

"A Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento que engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a participação às atividades de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidades reduzida visando sua autonomia, independência e qualidade de vida."
A maioria dos paralisados cerebrais necessitam fazer uso da Tecnologia Assistiva - TA, para conviver com familiares, escola e trabalho de forma mais adequada possível diante de seus comprometimentos cognitivos, motores e de linguagem.




As categorias de TA são: Comunicação Aumentativa Alternativa, Informática Acessível, Auxílios de Vida Diária, Adequação Postural, Sistemas de Controle de Ambiente, Auxílio de Mobilidade, Modificações Arquitetônicas, Órteses e Próteses, Auxílio para Cegos ou de Visão Subnormal, Auxílio para Surdos e Adaptação em Veículos Automotores.





A adequação postural tem como objetivo desenvolver um projeto personalizado de prescrição de recursos específicos que atendam as necessidades dos cadeirantes, buscando melhor suporte corporal.
Muitas crianças apresentam dificuldades para falar e escrever. Crianças com paralisia cerebral, deficiência intelectiva, deficiência auditiva, autistas ou com deficiências múltiplas vão precisar de uma outra forma de comunicação para que possam mostrar como estão aprendendo, o que estão aprendendo, suas dúvidas, vontades e brincadeiras. Esta outra forma de comunicação de chama COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA ALTERNATIVA - CAA.
São recursos de CAA: as pranchas de comunicação, os vocalizadores, pranchas com letras e números, computador, máquina de escrever elétrica, cartões com imagens, engrossadores de lápis, mouse com acionador, textos com símbolos, ponteiras de mão, ponteiras de cabeça, etc.




A CAA, integra uma rede de trabalhos, por isso, envolve professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, psicólogos e fisioterapeutas. A parceria entre esses profissionais é fundamental para que os atendimentos ocorram, pois se complementam.
Como iniciar o trabalho com a criança com a CAA? Como ensinar a criança a utilizar a CAA? Inicialmente se conversa com a criança e observa-se suas reações.Aproveitar os objetos que temos em nossa volta ou de situações que desencadeiam a possibilidade de diálogo. E assim , introduzindo os recursos da Tecnologia Assistiva. A família necessita fazer uso dos recursos concomitantemente com a escola e outros profissionais. É complexo? É!!! Mas não é impossível!
Em nossa cidade, Caxias do Sul, o índice de crianças com paralisia cerebral, cadeirantes ou não, estão avançando de forma significativa nas escolas. A maioria delas advém de dificuldades na hora do parto: falta de oxigenação no cérebro ao nascer, associado a partos prematuros.
Convido aos profissionais da área da saúde, médicos(as) e enfermeiros(as) a refletir sobre esses índices que estão avançando a cada ano. O que está ocorrendo? Qual a causa desses índices avançarem de forma significativa nesses últimos tempos? São poucas as crianças com dificuldades de mobilidade, linguagem e cognição que estão nesta condição por conta de um acidente!
O poder da comunicação ( falar, ler, escrever, informar-se, expressar-se) nos leva a conquistar todas as áreas que queremos.

Como cristã que sou, e creio nas escrituras sagradas e nela diz que a Sabedoria vem de Deus, penso que como pessoas, pais, profissionais, para melhorar nossa qualidade de vida, relacionamentos e competência no trabalho, necessitamos buscar a Sabedoria que Deus nos dá se a Ele pedirmos!
Sugiro a bibliografia de Rita Bersch, fisioterapeuta, POA, o site http://www.clik.com.br/ e CLIK Tecnologia Assist

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