sexta-feira, 13 de julho de 2012

Durante o estudo

      São inúmeros os relatos de pais que percebem que seus filhos não sabem estudar em casa ou ainda, não sabem o que é mais significativo da disciplina para estudar na tarefa.
      O autor Raths, coloca que nós precisamos aprender a pensar assim como qualquer outra habilidade que viemos a possuir. Segundo ele, o professor deve ensinar o seu aluno a pensar. a analisar e a concluir.


      Existem alguns aspectos que são importantes durante o estudo. São eles:
      Atende-se primeiro para o começo e o final do texto a ser estudado, porque é aí que está a síntese do conteúdo  e o mais importante de tudo o que ele diz.
      A melhor forma  de se ensinar a pensar, para compreender o que o professor diz em aula, é tendo uma atitude participativa e de reflexão, para que possa perguntar ao professor para que se resolvam as suas dúvidas. Caso o aluno persistir com as dúvidas, ele se desligará da aula, perdendo a explicação.
      O aluno deve anotar as idéias fundamentais do conteúdo, e desta forma, estará exercitando a síntese.
      A escrita deverá ser clara, e o aluno deverá escrever com suas próprias palavras o que entendeu da explicação do professor. Assim, está exercitando a reflexão, o pensar e, inevitavelmente, a memorização ocorrerá.
      Os textos passados em aula, pelo professor, deverá aparecer sublinhado os aspectos mais importantes e significativos. Neste momento, o aluno exercita a essência do conteúdo, a ideia principal do texto.


      Deve-se tomar cuidado com apontamentos muito esquemáticos. O aluno deve exercitar a escrita com as idéias principais de um texto.
      É imprenscindível repetir o que se está estudando em voz alta para memorizar.
      O aluno pode dividir o seu tempo estudando uma parte do conteúdo e não fazendo de uma vez só. Estará memorizando melhor e mais. Aproveita-se melhor o tempo, quando se divide o conteúdo em partes para estudar.
      O aluno deve revisar a matéria após feita as suas organizações.
      É indispensável o acompanhamento dos pais com relação aos estudos em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário