quarta-feira, 11 de julho de 2012

ESCOLA, INCLUSÃO, BULLYING:

      Nesses últimos dias nos deparamos com fatos que mostraram profissionais na área da educação emocionalmente desequilibrados a ponto de "amordaçar" uma criança para "comedi-la", isso aqui mesmo em nossa cidade.
      Outro caso aconteceu em nossa capital, com intenção de "comedir" uma adolescente, uma professora ministrou falas que a agitou mais ainda resultando em "traumatismo craniano" na própria professora.
      A escola está fungindo do foco.
      A escola está com problemas! As pessoas estão distantes de Deus! Diante dessa realidade, não podermos nos ausentar de uma reflexão profunda e pensar em uma prática eficaz de políticas públicas, pois toda esta questão é social, é macro e se apresenta dentro dentro da escola porque é nela que ocorrem as manifestações das crianças e adolescentes advindos de nossas famílias.


      Outro aspecto, também a considerar é a inclusão, o ambiente escolar acolhendo um outro tipo de aluno que em outros tempos não estava no contexto da escola. Essa diferença presente na escola, a engrandece, a valoriza, enriquece o seu pedagógico em estratégias, mas, também, ressalta as suas limitações.
      O bullying, que significa as diferentes formas  de violência que envolve crianças e adikescentes no ambiente escolar, causa traumas e sofrimentos para muitos, e é ignorado pela maioria das pessoas por ser "brincadeiras próprias da idade". Entre os meninos, o bullying é mais direto: apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais, que causam mal-estar aos alvos.
      Já o bullying indireto, entre as meninas, são as atitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação de sua intenções e seus desejos.

      O bullying não é um problema raro é mais comum do que muitos pensam. Mas, muitas pessoas se negam a enfrentá-lo.
      Agradeço a Deus por existir a escola para sacudir a sociedade para o que é bom e para o que mão está tão bom e nos levar à reflexão e a crescer espiritualmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário