sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bullying X Aprendizagem

      A brincadeira de mal gosto, o bullying, é antigo nas escolas. São as atitudes agressivas de intimação, exclusão, humilhação. Crianças que sofrem esse tipo de violência acabam por se isolar, ficar sozinhas, depressivas, com medo e entrar em pânico. Os apelidos que rapidamente "colam" e ficam.
      Fazer uso do corpo, forma de falar e de se vestir para comentários de mau gosto, brincadeiras que diminuem as crianças, por exemplo, está presente no dia a dia da escola e causam vários danos desde o emocional, atenção, concentração e relacionamentos. Muitas vezes a criança acaba por não participar mais das atividades, comete muita falta à escola, pois não consegue se desvencilhar das insistências dos colegas da sala de aula.

      Quando a criança é reprendida por fazer uso desse tipo de atitude para outros, argumenta que é apenas brincadeira. Os professores deve ficar atentos para identificar esse tipo de comportamento entre os alunos. A dificuldade de aprendizagem também está ligada a esse comportamento dentro da escola.
      A criança com baixa auto-estima e com dificuldades em relacionar-se com os colegas não consegue ter a atenção, concentração e motivação necessárias para aquisição de novos conhecimentos.
      Desencadear a aprendizagem é tarefa do professor e portanto precisa estar atento ao tipo de comportamento que seus alunos têm. Estamos num momento em que as diferenças  dever ser respeitadas e valorizadas, promover a amizade, as atividades em grupo, a fé em Deus e a reflexão são necessárias a prática docente.
      Precisamos ensinar os alunos a crescer em conhecimento e em atitudes para buscar uma sociedade com mais qualidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário