terça-feira, 26 de julho de 2011

Percepção e Aprendizagem

           O bebê faz o seu primeiro contato com o mundo que o rodeia através da percepção e dos sentidos.
           Uma criança, com deficiência ou não, necessita de uma educação que leve em consideração todos os aspectos do desenvolvimento: as funções sensório-motrizes, a percepção visual, auditiva e cinestésica, a linguagem, a capacidade de pensar, aprender e memorizar, a convivência social e o desenvolvimento emocional.
          Educar a percepção, somente será efetivo quando estiver vinculado a um plano integral que leve em consideração o desenvolvimento total da criança.
          Quando se educa a percepção facilita a adaptação inicial da criança à escola, bem como os primeiros progressos.
         A percepção visual não é simplesmente a faculdade de ver corretamente.


         A interpretação dos estímulos visuais ocorre no cérebro e não nos olhos.
         A percepção visual intervém em quase todas as ações que executamos.
         Sua eficiência ajuda a criança a ler e escrever, utilizar a ortografia, realizar operação aritiméticas, e desenvolver as demais capacidades.
        Sua eficiência ajuda a criança a obter êxito escolar.
        Marianne Frostig aponta cinco faculdades de percepção visual, que, aparentemente, têm maios importância para a capacidade de aprendizagem da criança.
        Coordenação viso motora.
        Percepção da figura fundo.
        Contância perceptual.
        Percepção da posição no espaço.
        Percepção das relações espaciais.
                       

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