quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Prazer de ler é uma conquista diária

            O que fazer para que as ceianças gostem de ler? A disputa com vídeo-game, internet, TV, passeios, shopping, amigos, não é nada fácil. Porém, basta um momento por dia para estimular a criança à paixão pelos livros. Essa é uma das melhores heranças que podemos deixar para nosso filhos.
           Donald Woods Winnicott, pediatra, psicanalista e psiquiatra de crianças, é o autorda expressão: "a mãe suficientemente boa".
           Ele afirma que, a mãe quando é suficientemente boa supre as necessidades básicas do filho e ao fazer a criança ser olhada e ouvida, conseguirá desenvolver habilidades para que esse menino ou menina possam no futuro lidar com as diferenter situações que aparecerão no decorrer de sua existência. E ainda, as mães que realizam sua tarefa de modo apropriado serão as representantes da realidade de um mundo duro e exigente, que aos poucos será introduzido na mente da criança.
          Uma estratégia para estimular a criança é deixá-la escolher o livro para ler ou comprar.
          Outra ótima dica é ler para a criança  que ainda não foi alfabetizada, abusando dos recursos de entonação de voz para deixar a narrativa mais atraente. Os primeiros livros a serem apresentados podem ser os ilustrados, como os gibis, as revistas infantis ou as leituras mais elaboradas.
          Facilitar o acesso de seu filho a vários tipos de histórias, e enredos com heróis e vilões despertam desejos, medos, fantasias que são naturais ao ser humano.
          Ao viver essas situações de forma simbólica, essas experiências podem ocorreer também no teatro, no cinema, ou nos jogos de vídeo-game, sempre lembrando aos pais da importância de respeitar a classificação etária de cada tipo de jogo, também em filmes e desenhos. Fazendo isso, a criança chegará na fase adulta mais segura e consciente dos desafios que a vida lhe reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário