terça-feira, 26 de julho de 2011

Dificuldades de Aprendizagem

            Iniciamos nosso processo de aprendizagem bem cedo. Aprendemos a mamar, falar, andar, pensar em um milhão de outras coisas vão garantir nossa sobrevivência e nos tornar humanos. Diz ainda às teorias que a curiosidade é também uma característica que surge bem cedo em nossa vida. Por volta dos três anos já somos seres curiosos, capazes de construir as primeiras hipóteses a respeito da nossa existência. Logo, a aprendizagem e a construção de conhecimento são processos naturais e espontâneos na nossa espécie e, se não estão ocorrendo, certamente existe uma razão, pois uma lei da natureza está sendo contrariada.


            É preciso então identificar a causa dessa falha para que a vida possa seguir seu curso natural. é assim que deve ser a aprendizagem escolar: um processo natural e espontâneo, mais até, um processo prazeroso. Descobrir e aprender devem ser um grande prazer. Se não é, algo está errado. Num encarte especial da Revista Escola do ano de 2007 sobre a violência contra crianças e adolescentes  que ocorrem dentro do próprio lar, apontou dados de em média 18 mil crianças vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. As consequencias dos maus tratos sejam eles físicos ou emocionais aparecem na construção da identidade dessas crianças, nos desvios de conduta e na aquisição da aprendizagem.


           A falta de concentração, atenção ou memorização da criança são fatores decorrentes, muitas vezes, do abandono, das frequentes surras, do trabalho infantil, abuso sexual, do fazer uso da criança ou adolescente para ações delitosas como: furtar ou ações ilegais, transportar objetos roubados ou drogas. Temos atualmente, órgãos responsáveis em cuidar e manter a integridade e a paz das crianças e dos adolescentes junto com suas famílias ou separada delas. A demanda de casos é alta para q se possam dar os devidos encaminhamentos para evitar a violência, Nas escolas e consultórios psicológicos e psicopedagógicos são inúmeras as crianças e adolescentes com dificuldade nos relacionamentos e na aprendizagem. Faz-se necessário fazer uma investigação junto às famílias, junto aos pais ou responsáveis para verificar o que está desencadeando esta falta de cuidado, atenção e amor para com os pequenos e os adolescentes.
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário