quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aprendizagem e Medicação

           A medicação, em sua composição, tem uma química específica que somada a química natural do corpo vai atuar no Sistema Nervoso Central ( SNC ) e responder no processo de aprendizagem através da melhora na concentração, atenção e memória, uma baixa na ansiedade ou o efeito contrário conforme a medicação, a dosagem, o organismo, etc.
          A mãe que tem o seu filho em tratamento medicamentoso não deve ficar angustiada, pois este está sendo ministrado como auxiliador da química natural do corpo e por algum período, salvo em casos específicos onde há a necessidade de uso contínuo da medicação.
          Os neurônios (célula nervosa) geram e transmitem impulsos elétricos para transportar as "mensagem" até suas áreas-alvo. Os neurônios também formam sinapses (ligações) com outros neurônios.


         Os mensageiros químicos usados para transportar mensagens através das fendas sinápticas (entre um neurônio e outro) são chamados neurotransmissores, que possuem imensa importância "farmacológica". Por isso, a transmissão dos impulsos cerebrais são quimicamente mediadas. Daí a importância ou o perigo da medicação e o perigo e o dano do uso da droga para o cérebro.
        O SNC composto por cérebro e medula espinhal precisa realizar funções de receber impulsos, interpretar e converter em ações coordenativas nervosas apropriadas às partes específicas do corpo.
       Uma variedade de receptores e sistemas de receptores está envolvida na transmissão do impulso dentro do SNC.
       Os neurotransmissores ligados à atenção e concentração são as endorfinas auxiliadores no processo da aprendizagem e em qualquer atividade do ser humano. A memória advém do neurotransmissor dopamina no SNC.


      A droga danifica a célula nervosa os neurotrasmissores, o SNC e em muitos casos é irreversível para o ser humano.
      Ao invés de fazer uso de drogas, a seratonina é um neurotransdmissor que desencadeia no organismo uma sensação de prazer e bem estar. Comer chocolate produz no SNC esse neurotrasmissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário