quinta-feira, 27 de junho de 2013

Autismo, Psicose Infantil!

      Não há evidências inquestionáveis quanto a etiologia bioquímica, genética ou estrutural referente ao SNC(Sistema Nervoso Central) para as psicoses autísticas. O que existe são estudos multifatoriais que tentam entender os sintomas.
      O diagnóstico nem sempre é fácil. A instalação da psicose não se faz em data fixa, os sinais podem ocorrer desde os primeiros meses de vida da criança, mas também podem ocorrer em épocas mais tardias. Frequentemente, ocorrem atrasos no desenvolvimento da marcha e fala, provavelmente pela falta do investimento  afetivo no mundo externo.


     
      K. é Autista, Psicose Infantil e apresenta dificuldades na fala. Este exercício com uso de telefone e fones alternando o uso, é uma forma lúdica de exercitar a expressão oral e organização da narrativa. K. até os 4 anos de idade fez estimulação na APAE devido a dificuldade do controle da saliva(babava). Hoje, ainda com dificuldades na expressão oral faz atendimentos com fonoaudióloga, mas não tem dificuldades em controlar a saliva. Apresenta também dificuldades na marcha(puxa um pouco uma das pernas).

      Noções contemporâneas trata a distinção entre Psicose e Autismo. A psicose é tratada a mais tempo e o autismo está sendo cada vez mais estudado e pesquisado, porém é mais recente.
      A psicose é vista pela Psicanálise como uma estrutura clínica(existem três estruturas de personalidade: Psicose, Neurose e a Perversão)e o autismo sendo um agravamento precoce desta estrutura. Mas ainda é tema de controvérsias e discussões. Na psiquiatria, o autismo é visto como uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomatologias patológicas, que não possuem uma etiologia definida. A causa não foi isolada ou encontrada, acredita-se que muitos fatores sejam responsáveis ao mesmo tempo por tal quadro.
      Atualmente, a psiquiatria denomina o autismo de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento(CID10 F84.0), por suas características patológicas que retardam ou paralisam o desenvolvimento esperado de uma criança(aprendizagem, relacionamentos, etc.).




      PSICOSE:
  • Mecanismo de fuga, isolamento.
  • Afastamento da realidade externa.
  • Fuga para a realidade interna, fantasia.
  • Ego frágil.
  • Intolerância a limites, à frustração.
  • Dificuldade na abstração(falha na esfera simbólica).
     AUTISMO:
  • Ensimesmamento psicótico do sujeito em seu mundo interno e a ausência de qualquer contato com o exterior podendo a chegar ao mutismo.
  • Surgimento precoce de distúrbios(sono, alimentação, fobias).
  • Extremo isolamento.
  • Ausência da fala, da comunicação(distúrbios da linguagem).
  • Quando a fala está presente ocorrência da ecolalia.
  • Estereotipias gestuais(repetitivos).
  • Necessidade da rotina fixa(padrão repetitivo).
  • Recusa do olhar.
  • Incapacidade no relacionamento interpessoal(mesmo com os pais).
  • Auto e/ou hetero agressividade presente.
  • Uso de objetos externos independente de sua funcionalidade, obedecendo a uma lógica subjetiva.
  • Indiferença à dor.





      R.D. é um Deficiente Múltiplo(DMU), Deficiente Intelectual(DI- Síndrome de Down)  e TGD Autista. Dificilmente fala, ficando 90% do tempo que está na escola em total mutismo. Segundo a mãe, o mesmo ocorre em casa. Exercício de encher um balão, de forma lúdica, trabalhar a respiração e os movimentos musculares que envolvem a expressão oral e também as relações interpessoais, pois procura ficar isolado constantemente.

      CAUSA:

      PSIQUIATRIA:

  • Constitucional(genética/bioquímica).
  • Uso de drogas na gestação(pode causar alterações no feto).
  • Uso de drogas no homem pode causar anomalia em sua produção de espermatozóide e assim afetar a criança.

      PSICOLOGIA/PSICANÁLISE:

      Meio externo(cultura) e relação familiar. Etiologia multifatorial.


      TRATAMENTO:

  • Equipe multidisciplinar: Psiquiatra, Neurologista, Psicólogo, Fonoaudióloga, Assistente Social, Psicopedagoga, T.O., entre outros.
  • Tratamento psicofarmacológico.
  • Família precisa de acompanhamento por intermédio de terapia familiar e/ou psicoterapia individual.

      Segundo Psiquiatra Kanner, abaixo a tabela pela idade, a partir de suas pesquisas clínicas:

  • Autismo Precoce 0/5 anos.
  • Autismo Idade Escolar 6/7 anos.
  • Autismo Tardio 10/13 anos.
  • Esquizofrenia  13 anos em diante.
      PSICOSE:  Sai daquilo que lhe causa angústia(desorganiza). Mecanismo de fuga.

      AUTISMO: Ausência/indiferença frente à realidade externa. Mecanismo de isolamento.

BIBLIOGRAFIA:
Contribuição de René Schubert Psicólogo/Psicanalista.
BALBO  Gabriel e BERGÈS  Jean. Psicose, Autismo e Falha Cognitiva na Criança. Ed. CMC. Porto Alegre RS, 2003.
FACION José Raimundo. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Transtornos de Comportamento Disruptivo. Ed. IBPEX Ltda. Curitiba 2005.
CID 10 Classificação Internacional de Doenças. Ed. USP São Paulo 2007
DSM-IV  Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Ed ARTMED Porto Alegre 2002 



6 comentários:

  1. Muito esclarecedor, Amália! Parabéns pelo seu trabalho e conte sempre com a gente para o que precisar. Rosemari.

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  2. OBRIGADO, ROSEMARI. É GRATIFICANTE SABER QUE ESTOU AUXILIANDO. ABRAÇOS!

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  3. Olá Amália!
    Obrigada pela visita e carinho no blog Psicopedagogia em Ação.
    Fico feliz e estou aberta à parcerias para troca de experiências para uma melhor e possível aprendizagem.
    Conte comigo sempre.Um abraço,Rosangela.
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com

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  4. Olá Amália, felicidades pra sua família!

    Educadora, teremos a maior de tê-la na composição da família dos Educadores Multiplicadores.

    Em respeito a todos os outros multiplicadores e também para que seu blog possa ser beneficiado de todas as vantagens e oportunidades de poder estar sempre em evidência, as regras devem ser seguidas por todos.

    *Falta adicionar o banner (ou link na lista de blogs) do blog MARQUECOMX e do EDUCADORES MULTIPLICADORES, na lateral de seu blog.

    As “regrinhas e vantagens estão postadas no DIVULGUE SEU BLOGUE (é muito importante que leia o texto):

    Assim que as regrinhas foram cumpridas, avise-nos, faremos a divulgação o mais rápido possível.

    Certo de sua compreensão, fiquemos na paz de Cristo Jesus, abraço e até breve!

    IRIVAN

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    1. Irivan!
      Estarei lendo as regras e acrescentando os banners, ok?
      Assim que tudo pronto estarei entrando em contato para a divulgação de meu blog.
      Deus abençoe vc e os seus sempre.
      Abraços
      Amalia Cardoso Psicopedagoga e Educadora Especial

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  5. Boa noite Amália!Seja bem vinda aos Educadores Multiplicadores!
    Também sou membro do grupo.
    Um grande abraço.
    Valdete Cantu.

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