domingo, 4 de março de 2018

O Brincar e a Criança!

      Brincar para a criança, é tão importante, quanto o trabalhar é para o adulto.
      Oferecer oportunidades para a criança brincar é criar espaço para a reconstrução do conhecimento. "Pelo  brincar, a criança reorganiza suas experiências." Vygotsky 1991.
      Para que um brinquedo seja significativo para uma criança, é necessário que ele apresente alguns requisitos em suas características:

  • Libera a emoção infantil.
  • Estimula a imaginação.
  • Facilite o processo de construção do conhecimento.
  • Auxilie a aquisição da autonomia.
  • Auxilie a aquisição da auto estima.
  • Auxilie a aquisição da iniciativa.
  • Ter por objetivo explorar o lúdico.
  • Auxiliador no desenvolvimento da linguagem.
  • Auxilie na aquisição da conduta afetiva.
  • Respeite a faixa etária da criança.
      "O brincar implica uma dimensão evolutiva. Crianças de diferentes idade, com características específicas, têm formas diferenciadas de brincar." Piaget 1978.


     A criança que não brinca fica sem experiência e cultura infantil o que leva a ter dificuldades de expressão.
      É brincando que a criança começa a se relacionar com as pessoas, é brincando que ela descobre o mundo, é brincando que ela se desenvolve, que ela aprende. É brincando que a criança se desenvolve com mais saúde. Brincar elimina o estresse, aumenta a criatividade e a sensibilidade, estimula a sociabilidade.
      Interessante é que a criança sente-se prestigiada e desafiada quando o parceiro da brincadeira é um adulto.
      O brincar tem  função psicológica. " O brinquedo fornece a estrutura básica para as mudanças das necessidades da consciência." Vygotsky 1987, p.112


     Os brinquedos de faz de conta, funcionam como elemento introdutório e de apoio à fantasia, facilita o processo de  simbolização, além de proporcionar experiências que, além de aumentarem o repertório de conhecimento da criança, favorece a compreensão de atribuição de papeis.
     "Através do jogo simbólico que se alcança a prova concreta do desenvolvimento da criança." Piaget 1978. Esta é a função pedagógica do jogo.
        Além das funções psicológica e pedagógica, o jogo lúdico tem a função socializadora.
      O jogo desenvolve a imaginação, a persistência e tomada de iniciativas intelectuais, bem como criar regras e limites de forma democrática para a resolução de problemas. Ainda, o jogo possibilita à criança em relação ao aspecto motor, afetivo, social e até moral. As regras do jogo ensinam a criança a respeitar os limites.
      O jogo da amarelinha trabalha locomoção, equilíbrio, atenção. Ciranda cirandinha, trabalha a musicalidade, ritmo. Estátua, trabalha o freio inibitório, a locomoção, o equilíbrio, a criatividade e imaginação.
        O jogo torna a educação agradável, tem valor atrativo e educativo.


      

Um comentário:

  1. COncordo que brincar ajuda a superar as frustações em tempo real e não virtual

    ResponderExcluir