quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Habilidades Auditivas e a Aprendizagem!

      As desordens no processamento auditivo podem prejudicar a aprendizagem da criança, incluindo as habilidades de leitura e escrita, a compreensão da linguagem e o desenvolvimento da fala, mesmo que tenham inteligência e audição normais.
      O Processamento Auditivo se refere a uma série de operações que o sistema auditivo realiza para interpretar os sons que ouvimos. É o conjunto de habilidades específicas que a criança precisa para prestar atenção, discriminar, associar, integrar, memorizar e organizar o que ouve. O processamento auditivo é crucial para o aprendizado e para a compreensão da linguagem. Resumindo: "é o que fazemos com o que ouvimos"!


      Nós escutamos com os nossos ouvidos, no entanto devemos lembrar de que é o nosso cérebro que faz uso da informação que escutamos. Se o cérebro for incapaz de processar corretamente o que foi dito ou se houver algum problema na transmissão do som, a mensagem é perdida ou então mal entendida. Isso é a Desordem no Processamento Auditivo.
      Quando as habilidades auditivas estão prejudicadas, a criança pode experimentar uma sobrecarga auditiva, podendo gerar ansiedade, baixo auto estima e desempenho escolar e social prejudicado.


      Características das desordens do Processamento Auditivo:

  • Fala muito "Hã?", "O quê?" ou "Não entendi."
  • Distrai-se com facilidade.
  • Apresenta tempo de atenção reduzido.
  • Ouve, mas não entende.
  • Tem dificuldade em compreender a fala em local ruidoso ou em grupos.
  • Necessita ser chamada várias vezes.
  • Incomoda-se com sons altos ou com ruídos.
  • Pede para repetir a informação frequentemente.
  • Atrapalha-se ao contar história ou dar recados.
  • Tem dificuldade para seguir uma sequência de tarefas.
  • Tem dificuldade para entender palavras de duplo sentido ou piadas.
  • É impulsivo ou desorganizado.
  • Não entende corretamente o que lê.
  • Apresenta habilidades de fala e linguagens ruins.
  • Apresenta problemas na escrita.
  • Tem dificuldade com direita e esquerda ou em seguir direções.
  • Tem dificuldade em memorizar nomes, números, etc.
  • Apresenta baixo rendimento escolar.



      A criança não precisa necessariamente apresentar muitas características para que seja encaminhada para uma avaliação detalhada. Às vezes, apenas algumas características estão presentes. O importante é prestar atenção no conjunto de informações.
      Realizar o diagnóstico de uma dificuldade de processamento auditivo não depende somente em analisar o desempenho da criança na avaliação do PA. Trata-se de uma tarefa de equipe que envolve fonoaudiólogos da área da audição e da linguagem, neurologistas, pediatras, psicopedagogos, psicólogos e informações colhidas na escola.

      Fique atento às crianças rotuladas como:

  • Preguiçosas.
  • Que não gostam de estudar.
  • Desinteressadas.
  • Desligadas do mundo.
   Estas crianças podem estar apresentando sintomas de uma desordem do processamento auditivo e necessitam de um apoio especializado. Encaminhar esta criança para uma avaliação detalhada das habilidades auditivas. Se ela for diagnosticada como portadora de uma desordem do processamento auditivo poderá iniciar o processo de (re)habilitação.
      A (re)habilitação do indivíduo com desordem do processamento auditivo deve ser planejada por um fonoaudiólogo, no entanto diferentes profissionais estão estreitamente envolvidos e devem participar das decisões terapêuticas: neurologistas, psicólogo, psicopedagogo, pedagogo, educador, ...)

Contribuição de Fga Cintia Maria Costamilan.
      


Um comentário:

  1. Obrigada Amalia, fico feliz em poder compartilhar o conhecimento....

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