domingo, 6 de outubro de 2013

Estratégias de Estudo: Ativar os Neurônios: Memória Visual: Mapa Mental:

      Acredita-se, hoje, que o sistema nervoso seja altamente diferenciado e que diferentes centros neurais processam diferentes tipos de informação.
      Os estímulos visuais facilitam a memorização, estímulos cerebrais desenvolvem a inteligência.
      Os mapas mentais são uma ferramenta útil para memorizar e aprender matérias novas, extensas ou complexas. Os mapas seguem uma hierarquia que facilita a compreensão pelo cérebro humano. A ideia nasceu do inglês Tony Buzan.
      O mapa mental assemelha-se ao funcionamento do cérebro, pois a sua organização parece um grande neurônio e suas ramificações.
      Há um desenvolvimento maior das células neurônios em ambientes e estímulos externos e ocorrem aumento expressivo de ramificações de seus dentritos e das interconexões com outras células.
      As células neurônicas crescem e geram novas ramificações naquelas pre existentes, é a plasticidade do cérebro.
      No mapa mental, as várias informações são associadas com imagens e esta disposição é armazenado na memória com maior eficiência.


      No mapa mental, em primeiro lugar, destacar as palavras que resumam a ideia principal da matéria e detalhar até onde quiser. Após, em cada tópico, colocar os conceitos, classificações e tudo o que for principal para a matéria. O importante é olhar depois, e lembrar de todo o conteúdo. Quanto mais colorido, mais fácil, mais rápido e eficiente de assimilar uma informação.

       Passos para confecção de uma Mapa Mental:

  • Folha branca na horizontal.
  • Canetas coloridas.
  • Use letra de forma, script, e em tamanho grande para estimular o canal visual.
  • Centro do papel o tema abordado, usando apenas palavra chave e uma imagem que a represente.
  • Divida o tema em tópicos e partindo do centro, desenhe troncos com linhas grossas e coloridas, onde serão registradas as palavras chave.
  • Para detalhar cada tópico, desenhe linhas finas, como se fossem galhos saindo dos troncos, e escreva neles as palavras que representam os detalhes.
  • A cada nível de detalhamento, vamos desenhando  ramificações mais finas dos galhos.
  • Por fim, ilustre as principais ideias de seu mapa mental.
  • Abuse das imagens que simbolize o conteúdo abordado.


      "A tarefa do professor é mostrar a frutinha. Comê-la diante dos olhos dos alunos. Provocar a fome, erotizar os olhos, fazê-los babar de desejo. Acordar a inteligência adormecida. Aí a cabeça fica grávida, engorda as ideias. E quando a cabeça engravida não há nada que segue o corpo." (Rubem Alves)

Bibliografia:
www.mapasmentais.com.br
RELVAS Marta Pires. Neurociências e a Educação. Ed. WAK. Rio de Janeiro, 2009.


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