quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Por que a psicopedagogia?

      O papel dos profissionais para detectar os problemas de aprendizagem são de suma importância assim como, procurar o especialista correto também é. Os problemas de aprendizagem são complexos e requer profissionais especializados.
      Determinar as diferentes causas que estão por detrás desta problemática é tarefa que compete aos profissionais especializados em áreas como: psicopedagogia, psicologia, pediatria e neurologia.
      O Psicopedagogo preocupa-se principalmente em construir situações pedagógicas, que tornem possíveis a aprendizagem; implementando os meios, as técnicas e as instruções adequadas para favorecer a correção da dificuldade apresentada pela criança, adolescente ou adulto. O Psicopedagogo investiga a gênese da dificuldade na aprendizagem e busca saná-la com estratégias diversificadas e específicas para a dificuldade apresentada.


      O trabalho do Psicopedagogo muitas vezes, requer parcerias com o psicólogo, pediatra e neurologista, pois o problema pode ser muito comprometedor e exige uma equipe na busca de saná-lo. A Psicopedagogia busca aumentar o potencial de aprendizagem; desenvolver conceitos, estratégias e operações mentais necessárias para um aprender autônomo; para relacionamento interpessoal saudável, positivo e agradável elevando a auto estima daquele que apresenta dificuldades na sua concentração, atenção e memorização.
      A Psicopedagogia diagnostica e reabilita, nas diferentes formas de distúrbios da aprendizagem e do desenvolvimento.
      O atendimento psicopedagógico pode ser demorado dependendo do comprometimento e do ritmo de cada um. Deus no criou com potencial para aprender, produzir e dominar o nosso espaço e/ou nossa área. "E Deus criou o homem a sua imagem e semelhança[...]E lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai..." Gênesis 1 - 27 e 28.
      Quando as dificuldades na aprendizagem, concentração, atenção, memorização surgirem não demore para buscar atendimento e suporte. O mesmo, quando as dificuldades nos relacionamentos ocorrerem decorrentes dos fatores citados acima, pois as dificuldades podem não ser temporárias ou advirem de outros fatores que o especialista poderá auxiliar em detectar e minimizar suas preocupações e ansiedades e saná-las e/ou fazer encaminhamentos novos para "curá-lo"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário