- Receba bem os pais. Procure entender a ansiedade dos pais e afastá-los com afetividade.
- Recepcione calorosamente seus alunos. Mostre empolgação e entusiasmo. Converse com cada aluno, fazendo comentários otimistas e animados. Procure recebê-los ainda no pátio. Procure estar com o nome de cada aluno na ponta da língua. O aluno ao perceber ser reconhecido pelo seu nome, sente-se mais próximo do professor. Apresentar o aluno novo da escola para a turma. "Olha quem está aqui?" "Conte para nós onde você(dizer o nome do aluno)estudava antes." É uma forma de sensibilizar os alunos velhos a aceitar os novos.
3. Esteja bem com você: tranquilo, feliz, estar com uma expressão receptiva nos rosto, seguro.
4. Recicle seu conhecimento. Quando se tem conhecimento, se tem mais segurança, que é a chave para conquistar os alunos e os pais. Para os primeiros dias, prepare aulas atraentes. Mude rapidamente uma atividade para outra, evitando que os alunos fiquem entediados.
5. Prepare bem o ambiente. O primeiro contato com esse ambiente precisa ser bem sucedido, portanto, cuide para que tudo esteja bem cuidado, limpo e com tudo conservado. Cores, músicas e organização são bem vindos.
6. Monitore os alunos novos. O professor precisa mostrar sempre que se importa com ele. "Como foi hoje?" "Está precisando de alguma coisa?" Tem que legitimar os sentimentos do aluno: "Eu te entendo, também passei por isso quando entrei na escola, não é fácil!"
7. Eleja um aluno mentor (diariamente se possível). No caso do aluno com necessidades educacionais especiais- NEE, eleja-o para mentor naquilo que ele é capaz. Jamais deixá-lo fora da escala! Visualize as possibilidades e o potencial. Não visualize as limitações. Fique de olho observando o desenrolar dos combinados.
8. Não tenha pressa. Organize uma técnica ou atividade, enfim, uma dinâmica para a socialização e estimulação dos relacionamentos interpessoais. Auxilie a todos e o aluno com NEE. Cada aluno vai lidar com as questões novas de um jeito bem particular. Alguns alunos podem levar mais tempo para se adaptar. Uma saída positiva é colocar a rotina em pauta e listá-la no quadro e lê-la no início e ir anunciando cada passo cumprido. Além de auxiliar o aluno a se organizar, quando o professor antecipa os acontecimentos, baixa a ansiedade da turma.
Sugestões:
Monte o menino maluquinho e confeccione um comentário criativo sobre a imagem:
Dinâmica: "Sombra!"
Objetivo: Essa dinâmica está relacionada a percepção psicomotora e a interação interpessoal e interdisciplinar.
Procedimento: Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo desenvolve uma sincronia, escolhe um companheiro(centro) e começam a imitar todos os gestos que ele faça, o que ele fala, como se fossem a sombra dele, deixando um elemento do grupo no centro.
9. Convocar os pais para uma reunião. Se possível, antes das férias acabarem. Baixa a ansiedade para os primeiros dias de aula.
10. Agende um atendimento exclusivo para as novas famílias. Depois que as aulas tiverem iniciado, chamar os pais dos alunos novos na escola. É importante o retorno dos pais se o aluno está se adaptando à escola, pois ele pode não dar sinais na sala de aula, mas em casa poderá dar. O aluno poderá reclamar em casa que a aula foi difícil e o professor precisa perceber com os pais se o aluno está com dificuldades, ou está inseguro ainda se adaptando. O professor precisa mostrar para o aluno que ele é capaz.
11. Para o intervalo e/ou lanche, não deixe nenhum aluno sozinho, se ocorrer, o professor deverá participar, incluindo-o.
12. Visite e/ou passeie pela escola.
13. Organize um jogo no pátio. Brinque!
14. Não tenha pressa na primeira semana.
15. Para as séries iniciais, se houver algum aluno que chore, faça uso de fotos de familiares para acalmá-lo e tente distraí-lo realizando combinações.
Referências:
Colaboração: Professora Luzineth Pedagoga e Psicopedagoga
www.jogosbrincadeiras.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário