Nintendos etc., são grandes atrativos para os alunos e competidores para as aulas dos professores.
Precisa-se fazer uso das tecnologias para atrair o interesse dos alunos e se beneficiar delas.
Houve uma mudança grande e significativa nestes últimos 50 anos na forma de comunicação humana. A escola é um espaço de comunicação, de comunicação entre várias gerações. Desta forma, as mudanças são necessárias nas formas de ensinar.
Também com o avanço da tecnologia, nestas últimas décadas, houve o avanço científico onde ocorreu o conhecimento mais avançado do ser humano.
Os filmes seguidos de debates são excelentes estratégias de ensino e podem colaborar para a interdisciplinaridade, ou seja, as áreas de conhecimento colaboram cada uma com as suas especificidades afins, com o objetivo de incrementar as aulas e possibilitar ao aluno ser sujeito de seu processo de construção do conhecimento.
Os filmes são ótimos recursos de trabalho. Cada pessoa tem uma visão única sobre um filme e, para cada um, ele chega de forma diferente. São as questões subjetivas do ser humano, vai depender do momento que cada um está vivendo, seus valores morais, bens culturais, sua criticidade e capacidade de estabelecer relações com situações do cotidiano. Em um debate sobre um filme, nunca há uma percepção única, certa ou desejável. Os debates que respeitam a pluralidade de ideias são ótimas oportunidades para que os alunos desenvolvam sua percepção e sua capacidade de argumentação, excelentes para produções de textos, para produções de desenhos, maquetes, etc.
Abaixo sugestões de filmes a serem exibidos na escola:
- O oitavo dia.
- Ao mestre com carinho.
- Mary and Max: Uma amizade diferente.
- Uma mente brilhante.
- O preço do desafio.
- Uma lição de amor.
- Meu mestre, minha vida.
- Rain Man.
- Meu nome é rádio.
- O Clube do Imperador.
- Escritores da Liberdade.
- Gênio Indomável.
- Legalmente Loira.
- Sociedade dos Poetas Mortos.
- Palavras de amor.
Cenas do Filme Mary and Max: Uma amizade diferente. (Excelente para reflexão sobre amizades, sentimentos, escola, correspondência, família, medos).
Bibliografia:
BOY Priscila Pereira. Inquietações e Desafios da Escola. Ed. WAK. Rio de Janeiro 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário