Entre as dificuldades pertinentes a Discalculia, estão as dificuldades em realizar cálculos simples; dificuldades em resolver problemas matemáticos; substituir um número por outro; inverter números (por exemplo, 6 por 9); reverter números (por exemplo, 2 por 5); nomear, ler e escrever incorretamente símbolos matemáticos.
A Discalculia espacial pode estar relaciona as dificuldades dispráxicas, enquanto a Discalculia léxica e, talvez, a gráfica podem estar relacionadas as dificuldades disléxicas.
Diferentes sistemas neurais contribuem para a aprendizagem matemática, um deles é o sistema verbal, onde as informações são passadas por repetição. Outro, a Discalculia dificilmente é vista como uma dificuldade isolada. Ela vem acompanhada por dificuldades viso motoras (coordenação motora ampla e fina) e dificuldades na linguagem (leitura e escrita). Desta forma, a identificação e avaliação da Discalculia também são informadas por outras dificuldades que talvez o aluno apresente.
Às vezes, as dificuldades na atenção e concentração surgem pelo estresse ou ansiedade que o aluno sente em relação a Matemática. Essas dificuldades constantes levam o aluno a baixa auto estima, comprometendo o seu emocional e, por vezes, levando-o a faltas repetitivas nas aulas de Matemática.
Tranquilizar o aluno e tentar tornar prazerosa a aprendizagem da Matemática, talvez por intermédio do uso de jogos, auxilie em reduzir a ansiedade e permite que ele relaxe e, portanto, se concentre e preste a atenção.
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