Nossa memória é a função principal de nosso cérebro, que é um órgão muito pequeno: pesa cerca de um quilo e meio. O cérebro é frágil e delicado, por isso está no interior de uma resistente caixa óssea. O cérebro é responsável por todas as nossas ações, todas as nossas palavras, todos os nossos pensamentos e até nossos sentimentos. Sem a memória pouco podemos fazer. Agimos, muitas vezes, baseados na experiência anterior, ou seja, estava registrado em nosso cérebro, em nossa memória. Com o passar do tempo aprendemos a manter em nossa memória apenas o que vale a pena, eliminamos o "lixo" cerebral.
Existem seis etapas para uma boa memorização: O interesse e a motivação, a atenção, a elaboração de imagens mentais, a organização das informações, a repetição e a transmissão das informações.
A aprendizagem envolve fazer algo que é significativo para quem aprende para despertar nele o interesse e a motivação, que é a primeira etapa para a memorização. As atividades diversificadas, envolve a repetição. Quando fazemos uso de imagens, o cérebro já se prepara para receber a informação, outro auxílio para a memorização. Fazer leituras em voz alta. A leitura é importante sempre!
Fazer uso da maior quantidade de sentidos: ao ler uso a visão, ao ler em voz alta, uso a visão e a audição, ao ler em voz alta e realizar anotações, uso a visão, a audição e o tato, e assim por diante. Ao usarmos o nosso corpo durante a aprendizagem, ao interagir, a memorização ocorre com mais rapidez!
O TDAH, por exemplo, não controla a sua agitação e não consegue manter a sua atenção e concentração, dificultando a sua aprendizagem. Muitas vezes sendo necessário a intervenção da medicação. Ou então, aprende rápido demais e tudo fica cansativo para ele, pois precisa "esperar" para trocar de assunto e/ou atividade. As intervenções com neurologista, psicopedagogos, psicólogos auxiliam nestes casos e o TDAH aprende a lidar com a sua rapidez.
" Não basta ter boa mente. o mais importante é saber usá-la bem."
Descartes
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