O bebê faz o seu primeiro contato com o mundo que o rodeia através da percepção e dos sentidos.
Uma criança, com deficiência ou não, necessita de uma educação que leve em consideração todos os aspectos do desenvolvimento: as funções sensório-motrizes, a percepção visual, auditiva e cinestésica, a linguagem, a capacidade de pensar, aprender e memorizar, a convivência social e o desenvolvimento emocional.
Educar a percepção, somente será efetivo quando estiver vinculado a um plano integral que leve em consideração o desenvolvimento total da criança.
Quando se educa a percepção facilita a adaptação inicial da criança à escola, bem como os primeiros progressos.
A percepção visual não é simplesmente a faculdade de ver corretamente.
A interpretação dos estímulos visuais ocorre no cérebro e não nos olhos.
A percepção visual intervém em quase todas as ações que executamos.
Sua eficiência ajuda a criança a ler e escrever, utilizar a ortografia, realizar operação aritiméticas, e desenvolver as demais capacidades.
Sua eficiência ajuda a criança a obter êxito escolar.
Marianne Frostig aponta cinco faculdades de percepção visual, que, aparentemente, têm maios importância para a capacidade de aprendizagem da criança.
Coordenação viso motora.
Percepção da figura fundo.
Contância perceptual.
Percepção da posição no espaço.
Percepção das relações espaciais.
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