sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dificuldade de Aprendizagem Específica: a DISLEXIA

           As dificuldades de aprendizagem específicas são todas aquelas que envolvem a cognição e a aprendizagem, ou seja, o raciocínio, as habilidades mentais e a aprendizagem.
          A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica.
          Alunos que têm dislexia necessitam de programas específicos para auxiliar na cognição a na aprendizagem.
          A definição de dislexia mais encontrada é: "Dificuldades que afetam o processo de aprendizagem em uma ou mais das áreas da leitura, ortografia e escrita."
          A dislexia não tem sua causa em fatores emocionais e nem se desencadeia por limitações socioculturais.


          Entre os fatores que desencadeiam a dislexia estão dificuldades fonológicas, dificuldades de processamento de informações, memória e coordenação, dificuldades na organização, problemas de sequenciação e orientação, dificuldades visuais e de processo auditivo.
          As pessoas com dislexia têm dificuldades em reter a fala na memória de curto prazo. Na dislexia, o principal deficit cognitivo está na capacidade de representar ou recordar sons da fala. Esse deficit fonológivo leva as habilidades mentais deficiente das letras do alfabeto em fonemas (os sons das letras).
         O professor do ensino fundamental e, também, o professor de Português do ensino médio têm maiores condições de perceber dificuldades de letramento que poderiam sugerir a necessidade de uma investigação para estabelecer se o aluno tem dislexia. As observações devem incluir informações sobre dificuldades de leitura, escrita e ortografia, mesmo que em outra áreas da aprendizagem o aluno obtenha bons resultados.
        Todo aluno que venha aprensentar dificuldades de aprendizagem específica inicia um processo de baixa altoestima o que corrobora em maus desemprenhos escolares de modo geral e, até, dificuldades nos relacionamentos.
        A dislexia tem acompanhamento com profissionais das áreas da fonoaudiologia e psicopedagogia. Às vezes necessita também de acompanhamento psicológico. Assim, que detectado a dislexia, o mais importante é os pais buscarem o auxílio com os profissionais adequados e não evitarem o problema, pois muitas vezes, o aluno apresenta bons rendimentos em outras áreas da aprendizagem e somente no Português suas dificuldades são mais evidentes.

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