A tríade que acompanha o autismo afeta a linguagem, interações sociais e comportamento.
LINGUAGEM: Limitações na fala. Pequenos autistas não conseguem progredir na comunicação verbal.
INTERAÇÕES SOCIAIS: Isolamento é a característica que se manifesta frequentemente. Dificuldades em estabelecer relações sociais. Suas interações são curtas.
COMPORTAMENTO: Apresentam comportamentos repetitivos e auto estimulatórios, intolerância a mudanças de rotinas ou na disposição do ambiente.
O autismo se instala quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. Embora o transtorno seja incurável, quando demora para ser reconhecido, esses neurônios não são estimulados na hora certa e a criança perde a chance de aprender.
Diferentes Graus do Autismo:
Algumas crianças apresentam sintomas mais brandos.
Algumas crianças apresentam os sintomas de forma mais agressiva.
Algumas crianças apresentam comorbidades com outros comprometimentos.
Diagnóstico para o Bebê:
Psiquiatra ou neurologista com bases em avaliações clínicas, a partir da observação do bebê quanto ao seu comportamento e também dos relatos familiares. Não existem testes laboratoriais capazes de apontar a alteração.
Alguns pesquisadores tentam identificar sinais precoces em bebês antes mesmo de completarem 1 ano de vida.
Sinais Indicadores:
Algumas características que fazem soar o alarme de risco são:
- O bebê não mantém o contato visual com quem fala com ele.
- Tentativa de brincadeiras, jogos ou mesmo vocalizações dos pais e familiares não costumam chamar a atenção da criança e a insistência chega a incomodá-la.
- A criança prefere ficar sozinha, focada em objetos luminosos, sonoros ou movimentos repetitivos. A apatia e o isolamento nas relações sociais são típicos dos problemas.
- Irritabilidade excessiva, sem causa aparente, mudanças no comportamento alimentar, e recusa, vômitos recorrentes, alterações no sono.
Causa do Transtorno: Estudos não são conclusivos, sabe-se que existe um componente genético relacionado a essa desordem.
Tratamento: Remédios, fonoaudióloga, psicóloga, terapia ocupacional, psicopedagoga, neurologista.
Tratamento depende dos fatores:
- Início da Intervenção: Quanto mais cedo melhor. Daí a importância de identificar os sinais de risco nos bebês.
- Abordagem de Tratamento: Adequado às características e limitações do paciente.
- Comprometimento da família durante o processo.
- Rigor na adesão ao programa terapêutico.
Desenvolvimento:
Não é possível prever se o desenvolvimento da criança é normal. Os pais devem se esforçar para identificar as potencialidades do seu filho, encorajando-o a enfrentar desafios como qualquer criança. Não é recomendado adotar uma postura super protetora.
Podem conseguirem uma boa evolução nas áreas cognitivo, afetiva, social e motora. Podem ter uma escolarização regular, com ou sem adaptação curricular, e obter uma realização profissional.
Relacionamento do Autista:
Apesar de não demonstrar afeto da mesma forma que outras crianças não quer dizer que não ame seus pais. Ele simplesmente se expressa de maneira diferente. O convívio permite aprender a identificar essas manifestações peculiares de carinho.
Funcionamento Autista:
- Não gosta de barulhos.
- Quando brinca não é de forma lúdica. O mundo da criança autista é um mundo onde ela tenta classificar, organizar e sistematizar.
- Alguns não falam. Outros falam e de repente param de falar.
- Parecem ter uma sensibilidade alterada. Podem cair no choro de um simples toque. Mas, as vezes, se machucam feio e não demonstram sentir dor. Mesmo em dias frios, não se preocupam em se agasalhar.
- Hiperativo, não para um minuto.
- Ao receber carinho, se afasta. Parece que recebeu um choque.
- Não explora o ambiente.
- Usa os objetos de forma peculiar, não brinca conforme o esperado.
- Parece surda. Não atende ao ser chamada pelo seu nome.
- Fica olhando sempre na mesma direção.
- Face sem muita expressão.
- Evita o contato físico. Isola-se.
- Não aponta para objetos.
Fonte: GUILHARDI, Cíntia
BAGAIOLO,
Leila. Psicólogas e Diretoras do Grupo Gradual- São Paulo.
VARELLA, Dráuzio.
Médico oncologista, cientista e escritor.
Adorei seu blog. Sou Michele Luiz, do blog "Breves momentos...Muitos encantos...Sob o meu olhar", mãe de um menino autista de 06 anos. Estava procurando informação sobre autismo e a maior facilidade com imagens do que com palavras e achei seu blog. Parabéns! Peço liçença para mencionar a informação sobre memória visual e cinestésica , dando a você os devidos créditos. Estou implantando o sisteme PEC'S em casa, por isso precisei pesquisar sobre autismo e facilidade com imagens. Obrigada. Venha conhecer nossa história. Um abraço. Michele.
ResponderExcluirOlá Michele, fico feliz em estar auxiliando vc, pois o conhecimento que adquirimos tem valor quando compartilhado!
ResponderExcluirAbraços.
Amalia Cardoso Psicopedagoga e Educadora Especial
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