quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Por que o jogo é importante?

      O jogo para a criança pode ser educativo e fonte de aprendizagem.
      Através dele podem ser desenvolvidas várias habilidades, conhecimentos, bons hábitos e atitudes.
      O jogo é o meio pelo qual pode se conhecer a criança, pois ela se manifesta de forma espontânea, sem censuras e convenções, pois para ela o jogo é muito sério e interessante.


      Ao usar o jogo, o profissional deve fazer prévia, ou hipóteses sobre as possíveis soluções e/ou estratégias das crianças nesse jogo. Ou seja, o profissional deve planejar previamente os possíveis momentos de construção de cada um. Isto fará com que o profissional tenha um olhar especial para as soluções inesperadas.


      Através do jogo podemos exercitar o cérebro. A capacidade mental da mesma forma que a força física deve ser desenvolvida em exercícios. O jogo de xadrez, por exemplo, é excelente para exercitar a memória, estratégias, hipóteses, atenção, paciência, raciocínio; etc.


      O jogo ajuda a desenvolver a imaginação; facilita a aquisição de conhecimentos; proporciona experiências; incentiva a confiança e a comunicação; ajuda no desenvolvimento físico e mental; estimula o raciocínio; ensina a resolver problemas ou dificuldades buscando alternativas; estimula a aceitação de normal e regras; facilita a observação; fomenta a diversão individual ou em grupo; incentiva o respeito pelo outro; estimula a astúcia e a coragem; exercita a memória e desenvolve a compreensão. Quando o profissional faz uso de jogos para conhecer a criança, o adolescente e até adulto, ele está fazendo uso lúdico (do que é prazeroso) para entender esse indivíduo e para trabalhar com ele nas áreas que necessita.


      O profissional precisa conhecer o estilo de aprendizagem da criança, que pode ser auditivo (ele aprende ouvindo e falando); visual (ele é o leitor visual); cinestésico/tátil (aprende tocando e manipulando objetos), necessita envolver o corpo todo na aprendizagem; artístico (a criança aprende através de formatos artísticos), como a música, o desenho, a dança, etc. Algumas crianças apresentam mais que um desses estilos associados. Não é por acaso que Gardner apresentou a sua teoria sobre Inteligências Múltiplas para melhor trabalhar e entender como as crianças assimilam o conhecimento ou, como diz Piaget, como as crianças constroem o conhecimento.
      Piaget nos ensina que é preciso compreender que a criança não tem a mesma estrutura mental que o adulto; que ela não é um adulto em miniatura. O desenvolvimento mental da criança evolui em estágios definidos. No seu processo de desenvolvimento, a criança vai criando várias relações entre os objetos e coordenando de forma cada vez mais complexas estas relações. Cabe ao profissional, oportunizar situações situações diversas que permitam a criança elaborar esses processos. O jogo é uma excelente ferramenta para o profissional oportunizar essas "situações diversas".
      Segundo Piaget, compreender é inventar ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro, é termos indivíduos capazes de produzir ou de criar, e não apenas de REPETIR.

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