- comunicação;
- autocuidado;
- vida doméstica;
- habilidades sociais/interpessoais;
- uso de recursos comunitários;
- auto suficiência;
- habilidades acadêmicas;
- trabalho;
- lazer e
- segurança.
Etiologia: O início deve ocorrer antes dos 18 anos. Possui etiologias diferentes e pode ser visto como algo que se estende a vários processos patológicos que afetam o SNC- Sistema Nervoso Central. Podem ser de origem genética, ambiental, multifatorial e de causa desconhecida.
DMU Deficiente Múltiplo: DI, DV e DF (intelectual, visual e físico) recortando imagens para atividade de organização temporal: início, meio e fim.
Funcionamento Adaptativo: Refere-se ao modo como o indivíduo enfrenta eficientemente as exigências comuns da vida e o grau em que satisfaz os critérios de independência pessoal esperados de alguém de sua faixa etária, bagagem sócio cultural e contexto comunitário.
Fatores de Influência:
- grau de instrução;
- motivação;
- características de personalidade;
- oportunidades sociais e profissionais;
- transtornos mentais e condições médicas gerais.
QI Cognitivo: Os problemas na adaptação habitualmente estão mais propensos em apresentar melhoras com esforços terapêuticos, que tende a permanecer como um atributo mais estável.
Para obter evidências dos problemas de funcionamento adaptativo deve-se levar em conta uma ou mais fontes independentes e confiáveis:
- avaliação do professor,
- histórico do médico, educacional e evolutivo.
Níveis de Gravidade do DI:
- DI Leve: QI 50-55 até aproximadamente 70.
- DI Moderado: QI 35-40 a 50-55.
- DI Grave: QI 20-25 a 35-40.
- DI Profundo: QI abaixo de 20 ou 25.
- DI Gravidade Inespecificada: Existe forte suspeita da deficiência, mas a inteligência da pessoa não pode ser testada por métodos convencionais. (Ex. bebês ou indivíduos com conduta não cooperativa).
Peculiaridades da personalidade do DI: Alguns podem ser passivos, plácidos e dependentes, enquanto outros podem ser agressivos e impulsivos. A falta de habilidades de comunicação pode predispor a comportamentos disruptivos e agressivos que substituem a linguagem comunicativa. Podem mostrar-se vulneráveis à exploração por outros, por isso podem ser vítimas dos abusos físicos e sexuais.
Fatores Predisponentes:
- hereditariedade;
- alterações precoces do desenvolvimento embrionário: Síndrome de Down;
- problemas na gravidez;
- transtornos mentais;
- condições médicas gerais;
- influências ambientais.
Bibliografia:
DSM IV Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Ed ARTMED, Porto Alegre 2000.
www.saude.pr.gov.br
Revista Escola. Ciranda da Inclusão.