A aprendizagem passa pelo corpo. A criança deve receber estimulação ao reconhecimento do corpo como produtor de som e de ritmo.
Para a maioria das crianças que passam por dificuldades na escolaridade, a causa do problema não está no nível da classe a que chegaram, mas bem antes, no nível das bases.
A estrutura da Educação Psicomotora é constituída por elementos básicos ou "pré requisitos", ou seja, condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem.
A Psicomotricidade pesa consideravelmente sobre o rendimento escolar.
Atividades de exploração e manipulação de diferentes materiais: blocos de encaixes, sequências com objetos, por exemplo, permitem que a criança experimente ação como agrupar, empilhar, jogar, recolher, guardar, etc, aprimorando competências motoras e lógicas.
O movimento é o principal veículo de prazer e conhecimento. Desenvolve-se a consciência corporal, controle sobre os movimentos e equilíbrio.
A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Wallon (1979,17) afirma que a ação motriz regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais.
"O homem é psicomotor, isto é, sincronização do ter, do ser, do querer, do poder, ser e fazer." (Defontaine 1980, 33).
As brincadeiras de representação familiar, constituem parte fundamental para a construção e organização do "EU".
A própria criança percebe-se e percebe os seres e as coisas que a cercam, em função de sua pessoa. Sua personalidade se desenvolverá graças a uma progressiva tomada de consciência de seu corpo, de seu ser, de suas possibilidades de agir e transformar o mundo à sua volta.
A criança se sentirá bem na medida em que seu corpo lhe obedece, em que o conhece bem, em que pode utilizá-lo não somente para movimentar-se mas também para agir.
Segundo Piaget, (Fonseca 2008, 148) as estruturas motoras grossas(amplas) preparam a coordenação motora fina e a motricidade interfere na inteligência antes da aquisição da linguagem.
Atualmente, a criança está perdendo espaço para o corpo para dar lugar ao cérebro como se ambos fossem estruturas desconectadas.
A estimulação sensório motora se faz necessário em todas as fases do desenvolvimento infantil, fases estas, que devem ser respeitadas em seu grau de maturação, prevenindo assim, as dificuldades de aprendizagem.
Referências:
FONSECA, V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Ed. ARTMED. Porto Alegre, 2008. MEUR, A. De. Psicomotricidade. Educação e Reeducação. Ed. MANOLE. São Paulo, 1991.
www.psicomotricidade.com.br
www.sermotriz.com