domingo, 7 de dezembro de 2014

TDAH Mito ou Medicação!

      O cérebro deve ser tratado como qualquer órgão do organismo, por isso, se seu funcionamento não está adequado há a necessidade de fazer uso da medicação.



      As causas do TDAH ainda não estão completamente esclarecidas, mas estudos no mundo inteiro encontram tendências genéticas e ambientais que podem elucidar a respeito.
      Toda a pessoa desatenta possui TDAH? Desatenção, impulsividade e inquietação são os sintomas do transtorno.
       Pose-se tratar um TDAH sem medicação?



       Nosso cérebro possui descargas elétricas que são naturais de seu funcionamento. Quando estas descargas estão funcionando inadequadamente e mandando muitos estímulos para o indivíduo e este, não pára de falar, não pára no lugar, age e depois pensa e coloca-se em situações indesejadas nos relacionamentos interpessoais, não há outra possibilidade, se não a medicação. A intervenção psicoterápica não é suficiente para acalmar o TDAH nestas situações e nem o manejo firme e afetivo.
      Pessoas adultas também possuem TDAH e sofrem se não forem tratadas. O transtorno pode trazer consequências graves. Os sintomas podem prejudicar os relacionamentos emocionais, a vida social, familiar, acadêmica e profissional do adulto. Ainda, a pessoa com TDAH está mais propensa a sofrer acidentes de modo geral, inclusive com automóveis.



      Neurologista e psiquiatra são os profissionais mais indicados para o tratamento.
      O adolescente e o adulto possuem conduta diferente da criança. No adolescente e no adulto predomina uma sensação interna de inquietação, uma vez que  há uma redução normal da atividade motora.  O adolescente está sempre ocupado e não consegue concluir as atividades. Já o adulto muitas vezes envolve-se em muitas atividades e não pára para tirar alguns dias de descanso.



       Nem todo o desatento é hiperativo, mas todo o hiperativo possui dificuldades na atenção concentrada e apresenta impulsividade no falar e no agir.  A impulsividade é uma deficiência nos impulsos. No TDAH as reações são imediatas, sem  reflexão.
      O TDAH necessita da medicação para equilibrar a área do SNC (Sistema Nervoso Central) que necessita de ajuste.

Bibliografia: www.tdah.org.br