domingo, 14 de agosto de 2011

Sutilezas da mensagem

            O que é interpretar? Antes de qualquer coisa, interpretar é compreender. Quando se trata de um texto, interpretar é ir às entrelinhas.
            Filosoficamente e religiosamente falando, ir às entrelinhas, é fazer uso do método "hermenêutico", isto é, interprtar textos, compreendê-los.
            Interpretar é ir além da superfície, é observar os detalhes, é perceber as sutilezas da mensagem.
            Penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar é de fato, interpretar.
            A interpretação bem feita requer leitura bem feita. É no 1º Grau  que o processo da leitura e da interpretação começa a se desenvolver.
            A leitura é ponto vital para a interpretação, por isso, faz-se necessário a seleção de bons textos para que a motivação do aluno ocorra na busca da compreensão desta leitura.
           A percepção visual é fundamental para a interpretação. A área da percepção visual, figura fundo é fundametal para o auxílio na interpretação.
          Decodificar os símbolos é o que faz leitura. Decodificar as mensagens é o que faz a percepção visual e o desenvolvimento cognitivo( o raciocínio )do aluno.
         A percepção visual figura fundo trabalhado possibilita ao aluno, atender o que é figura (a idéia principal ) e o que é o fundo ( informações que acrescentam ).
        A área da figura fundo educada no aluno possibilita a ele não fugir do foco, da essência da mensagem, compreender nas entrelinhas.
        A interpretação é o ponto alto do ensino da língua, portanto, os textos selecionados devem ser significativos e bons  para o despertar do interesse do aluno.
        A exploração do texto, primeiramente, deve ser feita oralmente para despertar e desenvolver a atenção, o diálogo e o senso crítico. Desencadear a reflexão e não a leitura pela leitura.
        Fazer uso de novidades possibilita a aquisição  do hábito para leitura. Constituído o hábito, parte-se para a exploração da interpretação, da compreensão das leituras. Se o texto for interessante a agradar o aluno, ele manterá a atenção o q facilitará perceber as sutilezas de sua mensagem.
        Precisamos fazer uso do inesperado, da surpresa para desencadear a curiosidade do aluno. Um aluno curioso é alino que presta atenção, que vai às entrelinhas, que aprende.